Logon
SharePoint
Central de Relacionamento
(32) 3355-2900

 Técnicas e insumos ancestrais compõem programação do Senac

 21ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

http://www.pousadasenactiradentes.com.br/Acontece/PublishingImages/19e20_08_Tuk-Tuk_AlexandreFarid%20(29).jpg

 

​​Devido ao sucesso no ano passado, o tuk-tuk está de volta nesta edição​

 

​Instituição terá 31 atividades entre oficinas, palestras, aulas show, festins e tuk-tuk gastronômico


A 21ª edição do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes  reúne, entre os dias 24 de agosto e 2 de setembro, chefs mineiros e de outros estados para homenagear os 300 anos da histórica Tiradentes e sua gastronomia original. O Senac participa pela 16ª vez como apoiador técnico e educacional, por meio de pesquisa histórica sobre a origem dos hábitos alimentares da cidade e atividades gratuitas que incluem oficinas, palestras e aulas show nos quatro espaços oficiais do evento.

Os profissionais do Senac participam de 31 atividades nos dois finais de semana do evento, incluindo as oficinas e palestras no Espaço do Conhecimento (Largo das Forras) e na Pousada Escola do Senac, bem como aulas show na Cozinha ao Vivo (Praça da Rodoviária e Praça das Vertentes).

A Pousada Escola do Senac sediará os prestigiados Festins, jantares harmonizados de quatro tempos que acontecerão às sextas-feiras (24 e 31 de agosto) e aos sábados (25 de agosto e 1º de setembro).  Cada um deles será conduzido em conjunto por dois ou mais chefs renomados. Na sexta-feira (24), o chef cearense Léo Gonçalves (O Mar Menino e Uru Restaurante) se une ao chef executivo do Senac Ronie Peterson no menu "O mar encontra as Vertentes". Já no sábado, dia 1º, o menu "Mougins encontra as Vertentes" será preparado a seis mãos pelos chefs Ivo Faria (Vecchio Sogno, Belo Horizonte), Charlène Estevao (França) e o chef Executivo do Restaurante Escola do Senac em Belo Horizonte, Luciano Avellar.

O tuk-tuk gastronômico, que foi sucesso na edição passada, está de volta e terá a participação de chefs do Senac de Minas Gerais, Rio Grande do Sul​, Paraná, Rio Grande do Norte e Ceará​. A cada dia de evento, o veículo típico dos países da Ásia, estará em um dos espaços do festival para proporcionar um serviço de alta gastronomia aos participantes. Na ocasião, dez casais serão selecionados para vivenciar essa experiência. 

O Senac também leva para o festival pesquisas feitas pelo programa Primórdios da Cozinha Mineira, que identificou na cidade histórica uma antiga técnica de conservação da carne de porco. De acordo com o gerente de produtos em Gastronomia, Turismo e Hotelaria do Senac, Hans Eberhard Aichinger, o estudo realizado pela instituição complementou o trabalho feito pela Plataforma Fartura – Comidas do Brasil, organizador do Festival, no resgate de costumes ancestrais.  
                       
Intercâmbio com chefs


Toda a programação do festival contará com o auxílio de alunos do Senac, incluindo os Festins e o tuk-tuk. Cerca de 60 estudantes dos cursos de cozinheiro e graduação tecnológica em gastronomia irão integrar a equipe dos chefs convidados. Outros 20 alunos são participantes das Competições Senac de Educação Profissional nas modalidades barman, cozinheiro, garçom, auxiliar de cozinha e introdução ao estudo da cerveja. 
 

Capacitação para produtores


Os produtores do segmento alimentício da cidade também terão uma programação exclusiva e gratuita na Pousada Senac Tiradentes. Haverá uma capacitação para 25 empreendedores com palestras sobre atendimento ao cliente e bem receber, segurança na manipulação de alimentos e como a gastronomia pode se tornar um instrumento de desenvolvimento regional. A atividade acontece no dia 23 de agosto, em parceria com o Sesc. O objetivo é munir esses produtores de conhecimento técnico nas áreas de turismo e assistência, que compõem a expertise do Sesc, para a profissionalização do negócio. 


Seus dados foram cadastrados com sucesso!

Oops! Houve algum erro na hora do envio.